Este aqui da foto é o Asdrubal. O sonho dos seus pais sempre foi que tirasse um curso na melhor universidade do país – a UBI, claro – mas ele resolveu desenvolver os músculos. O pior é que enganou-se nos músculos, em vez de desenvolver os músculos do cérebro andou mas é a desenvolver tudo o que era músculo à volta da carcaça. Andou a bater ferro nos ginásios forte e feio, a meter para o bucho esteroides anabolizantes e outras merdas, e agora é muita parra e pouca uva no que respeita à inteligência. Aliás, de uva só vestígios, é burro que nem um carro de bois.
O Asdrubal até já está arrependido de não se ter agarrado aos livros, apesar de não o admitir. O seu melhor amigo de infância, o Tílio, anda a estudar na UBI e de vez em quando manda-lhe umas fotografias da biblioteca só para o picar, “estás a ver, se te dedicasses mais aos livros em vez de só andares metido nos alteres, agora estavas aqui comigo na Covilhã e era uma curtição”. O Ardrubal no fundo até concorda com ele, mas para não dar parte de fraco manda-lhe de resposta umas fotos à Schwarzenegger, com a legenda, “mete aqui os olhos, ó lingrinhas”.
Se não fosse tão vaidoso e não fizesse sucesso com as pequenas desde tenra idade, provavelmente o Asdrúbal não se teria dedicado só ao corpo. Mas as miúdas eram como moscas de volta dele, e, não resistindo ao narcisismo, acabou viciado no espelho. Quando envelhecer, as peles flácidas que antes eram músculos vão-lhe andar a abanar no esqueleto, e não será nem bonito nem interessante. E aí é que vai lamentar a sério nunca ter posto os pés numa biblioteca, e ter passado a vida metido num ginásio…
É o maior entre os demais
uáu, ninguém o segura…
um sonho de abdominais
e bíceps em curvatura
estiloso como os pavões
assim c’um ar de Las Vegas
desaperta no peito uns botões
e as miúdas ficam cegas!
é um verdadeiro machão
ginásio é que não dispensa
um corpinho à campeão
o pior é quando pensa…
quando pensa é só asneira
ideias de intestino grosso
ó que asno de primeira
tem burrice até ao osso…
sempre foi impressão minha
que o mal dos nossos dias
é estarem os ginásios à pinha
e as bibliotecas vazias...
Gondri