segunda-feira, 3 de agosto de 2020

No refeitório da residência de Santo António - o "sim" deixava tudo em aberto...

Nenhuma descrição de foto disponível.

Naqueles meus tempos de ubiano eu era uma espécie de consultor gastronómico, não dos cozinheiros do refeitório da residência, mas sim dos meus colegas mais próximos que chegavam para comer e queriam saber se valia a pena meterem-se na fila, ou se era melhor darem logo à sola. Era uma espécie de inspetor da ASAE, não tanto vocacionado para a qualidade microbiológica dos alimentos, mas mais para verificar se a comida era tragável ou intragável. 
Mas era preciso ter cuidado com as minhas opiniões porque comigo marchava tudo, raramente ficava desconsolado. Se bem me lembro, tirando um ou outro caso em que a coisa corria mal aos cozinheiros, a única comida que eu detestava eram os filetes. Ou por não serem frescos, ou por não sei o quê, normalmente eram o patinho mais feio que me descia as goelas. Mesmo assim comia, não era lorde.
Sempre fui de boa boca, esquisitices com a comida não era comigo. Certo dia houve um levantamento de rancho, um protesto generalizado porque a comida (não me recordo o que era) estava uma bosta. E o refeitório teve que improvisar outra comida à última da hora, salvo erro fizeram umas omeletes. Eu comi a que estava mal, e regressei para comer a que estava bem…, e não morri.  
Mas a minha boa boca não era geral, havia muito enfastiado crónico que não gostava de nada e metia defeitos em tudo. Por isso é que me tornei no barómetro do paladar de muito boa gente que, mal chegava ao refeitório, me procurava para tirar o azimute à refeição:
- então Gondri, a comida hoje está boa?
Se eu dissesse que não davam logo meia volta e punham-se a andar dali para fora, nem valia a pena uma segunda opinião (para o Gondri não gostar aquilo tinha que estar mesmo incomestível...). Se eu dissesse que sim duas coisas podiam acontecer: ou estava mesmo boa ou, estando boa para mim, não o estava para mais ninguém. E aí requeria-se sempre uma segunda opinião. Ou seja, vinculativo só o "não". O "sim" deixava tudo em aberto...
(Ainda hoje me orgulho de ser de boa boca, não estamos em tempo de ser esquisitos...).

Gondri


1 comentário:

Unknown disse...

És o maior!!
Lembras-te do feijão com larvas!?... e da solha e do red fish!!?? 😀😁😂🤣