domingo, 3 de maio de 2020

Não aconteceu na nossa UBI mas podia ter acontecido…

                         Frase do matemático e físico inglês Isaac Newton • Notícias ...


Há um tempo atrás pus-me a pensar num post para meter na minha página do face. Não tinha nenhum rasto para seguir, nenhum tema pré-definido, nada que comentar, era o que me viesse à cabeça. Quando é assim saem coisas inesperadas, como se a cabeça se tornasse independente, trabalhasse sozinha e mandasse um relatório das conclusões para a consciência, que as recebe incrédula, tipo não dei por nada. Ao contrário do pensamento concreto, como seja a resolução de um problema matemático, a resposta a uma pergunta de conhecimento, etc. (tudo o que envolva inteligência e memória), o pensamento abstrato, a imaginação, não tem uma solução oficial única e universal, como dois e dois são quatro, tem todas as soluções que saírem, espontânea e aleatoriamente, a ponto de até o próprio ficar paradoxalmente surpreendido com aquilo que, afinal, saiu de dentro dele.
Bem, este parágrafo de faladura afilosofada, tipo introdução teórica, foi só para dizer que há tempos me veio á cabeça, sem eu saber como, uma breve cena académica que não aconteceu mas podia ter acontecido, ou que, do mesmo modo, não aconteceu na nossa UBI mas podia ter acontecido…
(Mesmo mantendo que não sei como, desconfio que talvez uma adivinha que me contaram de alentejanos me tenha influenciado subconscientemente. Já agora vou contá-la como me contaram a mim, mas, para não melindrar o Alentejo (que eu adoro!), todos os alentejanos, e até para demover os garantes da moral deste blogue de me expulsarem sumariamente, vou aqui fazer uma adaptação e substituo o Alentejo pelo Brasil, não só para me vingar das anedotas de portugueses que andam lá de boca em boca, mas também para achincalhar o imbecil do Bolsonaro. Então é assim: P: quanto tempo é que demora a fazer um aborto no Brasil? R: nove meses.)
Sem mais delongas, cá vai o copy paste da tal pequena história que na altura saltou para a minha página do face:

O prof. Nélio na sua dissertação explicava a história da maçã que teria caído em cima da cabeça de Newton, abrindo caminho à descoberta da gravidade.
Aí o Pilro, o aluno mais chato de toda a academia, perguntou:
- e se em vez de estar debaixo de uma macieira estivesse debaixo de um coqueiro, e um côco duro como cornos lhe abrisse a cabeça?!...
O prof Nélio, já cansado de aturar as parvoíces do Pilro, resolveu arrasá-lo :
- bem, nesse caso o Newton ter-se-ia dedicado à tua defesa.
- à minha defesa?... - perguntou o Pirlo, confuso e incrédulo.
- claro, só quando ficou com a mente aberta é que o Newton começou a defender o aborto...


Gondri




Sem comentários: