sábado, 2 de maio de 2020

Ser parte da solução, não do problema ...



Desde a minha entrada na IUBI, que aprendi, não apenas sobre engenharia, sobre têxtil mas, sobre estratégia, sobre divisão, sobre “jogos de bastidores”, desde as “famosas RGA’s”, onde por divisões instigadas, os alunos entravam divididos, os alunos entravam “formatados”.

Confesso que, nos 80’s, a economia e as estruturas, aceitavam e, por vezes, instigavam até, “guerras” inter-departamentos, litígios entre áreas funcionais como as, clássicas, entre comerciais e produtivos.

Eram essas guerras que, não bastas vezes, possibilitavam triunfos da incompetência e inacção.

Os anos passaram, as economias evoluíram e, tornou-se fundamental, para as empresas, a partilha de objectivos comuns, de retirar o máximo de competência de todos, de que todos caminhassem num mesmo sentido, em busca de um mesmo objectivo.

A gestão “conflitiva” teve, por questão de sobrevivência das estruturas, de se transformar em gestão em equipa, em gestão colaborativa, onde cada um, com acções e responsabilidades distintas, interage de forma complementar com os seus pares.

Esta evolução, nada teve a vêr com questões mais ou menos de oportunidade ou de volatilidade mas, sempre, com questões de sobrevivência.

As pessoas, como os modelos empresariais, se se querem manter respeitadas, activas, úteis, têm também evoluir, crescer, amadurecer.

Há algum tempo, coloquei um artigo intitulado “Eu vs Nós” e, coloquei-o porque, acredito, a envolvência, a participação, a colaboração de todos os intervenientes, num qualquer projecto, percurso ou actividade é fundamental, para se conseguir o sucesso, para se atingir o bom porto.
Noutro artigo falei sobre o “não olhar para trás, para a UBI, para a Covilhã”.

Pois bem, hoje fui confrontado com a informação da ruptura entre os promotores desta Rota Ubiana .
Da ruptura entre quem me "trouxe" para este projecto.

Sobre isso, devo dizer que, sempre esperei que este projecto, ao ser implementado, criasse dimensão própria, se tornasse superior á soma dos seus promotores, se tornasse superior aos Zés, Maneis, Marias ou Isabeis, que a Rota UBIana, se tornasse independente dos seus promotores e passasse a sêr dos IUBIanos, no seu todo, como a UBI, mais tarde ao mais cedo, terá de deixar de sêr da Covilhã, dos Covilhanenses e passar a sêr de “todos”, de “todos” os seus alunos, de “todos” os seus funcionários e Docentes, de todo o País.

Por tudo isto apelo, em primeiro, ao Nuno Ramos, que enquanto coordenador, terá, responsabilidades acrescidas, mas, também, á Conceição Pereira, principal e incansável obreira de todo o trabalho visível e funcional que, em nome de algo que lhes é superior, valorizem o que os une e desvalorizem as diferenças para que o presente projecto rume ao sucesso.

Obrigado
Vasco Silva   

6 comentários:

Sao Teixeira Pereira disse...

Vasco,
És um bom rapaz. Já eras quando me praxaste em 1984. Apesar da cara de mau, não conseguiste convencer-me de que o eras.
Percebo o teu apelo e agradeço o reconhecimento pelo meu trabalho.
No entanto, eu tenho uma boa auto-estima que, só se mantém porque eu me respeito a mim mesma e não permito que outros me faltem ao respeito.
Não posso admitir ser tratada como se fosse uma criada que tivesse que obedecer a ordens do patrão. Nem que me pagassem eu admitiria tal coisa, quanto mais de borla.
Ainda mais porque quem se arroga o direito de mandar, não tem a menor competência técnica para avaliar a qualidade do meu trabalho e não foi eleito para o "cargo". Onde está a acta, contagem de votos, eleição que diz que tal pessoa é a melhor para ser coordenador da Rota UBIana?

Vasco Silva disse...

Conceição

Obrigado e compreendo.
De facto o email e muito menos com as palavras que vão contidas, parece sêr o mais correcto.
Após 37 anos, já ninguém aceitará, de bom grado, exigências e ordens, principalmente, em trabalhos de colaboração desinteressada.
Eventualmente foi redigido em algum momento mais quente e menos ponderado.
Por outro lado, deverás compreender que há pessoas que têm "own way", uma forma muito própria e pessoal de lidar com os assuntos e com outras pessoas. Enfim, vamos acreditar que amanhã, após umas horas de almofada, haja um telefonema e umas palavras adequadas e tudo se resolva.
Que tudo corra bem
Obrigado
Vasco

Gondri disse...

Subscrevo inteiramente as palavras do Vasco, e é com tristeza que assisto a esta situação. Foi a São que me tirou da infoexclusão bloguista e fez de mim um blogger, e para ela só tenho boas palavras. Estou igualmente agradecido ao Nuno pelo entusiasmo com que me cativou, e pela sua entrega ao espírito ubiano. Isto talvez se resolva com uma boa conversa finalizada com um tchim tchim, um brinde à UBI. Adorava estar certo

Sao Teixeira Pereira disse...

Bem hajas Gondri, pelas tuas palavras.
Eu adoro ensinar e gosto sempre muito mais de "ensinar a pescar do que de dar o peixe", em especial quando sei que "a pescaria" está perfeitamente ao alcance de quem quer "pescar".
Foi um prazer ensinar-te a ti e mais uns quantos (quase todos acho eu) que se iniciaram como bloggers pela minha mão. :-)
Basta-me isso. O reconhecimento pelo meu trabalho!
Beijinho

Vasco Silva disse...


Não Conceição, lamento mas não concordo !

Quando se formaliza um projecto quando se constroi algo, mesmo que seja empurrado, nunca se pode abandonar, nunca se pode desistir, isso serve ao "followers" não aos mentores, não aos ideólogos, esses, mesmo contrariados, estarão sempre ligados, serão sempre nomeados, homenageados e recordados.

Um projecto sem os seus "mentores" não mais manterá a identidade, poderá sêr similar, mas nunca igual e, este projecto era, claramente teu.

Desconheço se me manterei identificado com o futuro do mesmo mas, para já, tenho de expressar o meu agradecimento, não apenas pela tua insistência e empenhamento, para a minha adesão mas, também, pelas informações relativamente aos procedimentos.

Obrigado Conceição Pereira

Sao Teixeira Pereira disse...

Olá Vasco,

Tenho andado extremamente ocupada com actividades profissionais e académicas e não estava a ter oportunidade de reflectir. Consegui ontem, finalmente, algum tempo para o fazer.
Reflectir sobre a forma como me envolvi na Rota UBIana, sobre o tempo e empenho que investi.
Reflectir também sobre as palavras amigas de algumas pessoas que me têm contactado.
Após este período de reflexão, que finalmente consegui ter, concluí que não quero abdicar do domínio e de toda a infra-estrurura informática que criei para a Rota UBIana.
Eu não aderi à causa da Rota UBIna por dinheiro, para ganhar notoriedade ou presença online (que já tenho de sobra nos meus sítios), ou qualquer interesse de posição hierárquica ou outra.
Aderi por pura paixão de fazer bem! De ajudar a levar a UBI aos UBIanos e ajudar a Beira Interior.
Essa vontade e paixão mantém-se, mas não será concretizada em conjunto com o actual auto-designado Coordenador. Corrijo, agora já se auto-promoveu a Administrador, pelo que vi na informação deste blogue e na assinatura dos emails que envia.
Portanto, a minha decisão é que não abdico do domínio rotaubiana.org, nem dos direitos de autor de toda a infra-estrutura que criei, de minha livre iniciativa e baseada única e simplesmente na minha visão para a Rota UBIana.

No entanto, Vasco, é necessário que saibas que me retiraram o acesso a tudo. 
Não só mudaram a pass da conta rotaubiana@gmail.com, que administra toda a infra-estrutura informática, como inclusive me retiraram a permissão para publicar com a minha conta pessoal sao.teixeira.pereira@gmail.com.
Fui completamente banida de toda a insfra-estrurura que criei.

Enfim... "os actos ficam com quem os pratica". Eu estou de consciência tranquila.