quinta-feira, 23 de abril de 2020

A minha UBI (…ou melhor, o meu IUBI), por Rui Ribeiro Gil


“… eu não tive Física no 12º Ano!!!”

37 Anos…… 37 Anos e parece que foi ontem!


EngMec_Latada83

Lembro muito bem o meu 1º dia na UBI! 
O deslumbramento e a excitação eram tal que me esqueci dos compromissos que tinha para esse dia! 
Tinha o meu exame de condução no final dessa semana e tinha marcado aulas de condução para toda a tarde desse dia de Outubro de 1983. Resultado, farto de tanto esperar por mim, o instrutor teve que encontrar outro instruendo, pois eu estava, como dizer…  “nas nuvens”!

A UBI representou para mim e para muitos dos meus contemporâneos, a entrada numa instituição de ensino que se viria a tornar em algo muito importante nas nossas vidas. De facto, a camaradagem e o espírito académico que ali se viviam nesses tempos, contribuiu de forma significativa para que a adaptação à vida de estudante universitário se fizesse de uma forma mais “suave” e “familiar”, do que noutros estabelecimentos de ensino (…senti isso mesmo mais tarde, quando fui para o Instituto Superior Técnico!). O facto de estar situada numa cidade do interior, fazia com que todos nos sentíssemos mais próximos e mais unidos! Na maioria das vezes os problemas de um eram os problemas de todos! E esta situação verificava-se não só entre os alunos, mas também entre alunos e alguns dos nossos professores. 

No meu caso, em particular, não posso deixar de nomear alguns dos que, sem querer obviamente menosprezar o esforço de todos os restantes, mais me marcaram pela forma despretensiosa, humana e abnegada com que se entregaram à difícil tarefa de nos transmitirem os seus conhecimentos: 
Rui Boucho, Paulo Fael, Hermínio Gil, Pacheco, João Barata e Avelino Passos Morgado!
Relativamente a este último, não posso deixar de relembrar a famosa “estória” que, embora não se tendo passado directamente comigo, eu podia perfeitamente ter sido o protagonista, pois o meu percurso foi coincidente.

Passou-se numa aula em que eu estava presente (…não me recordo se em 1985 ou 86) com um colega nosso que, conhecendo-o como o conheço, tenho a certeza absoluta que não vai ficar melindrado com a inconfidência. Para isso contribuirá o facto de esta “estória” ser, no meu entender, um dos exemplos mais reveladores da humanidade e do carinho que esse Prof nutria pela grande maioria de nós (…que ele manifestava de uma forma muito sua, bem entendido!), em especial pelo colega protagonista. 

Decorria uma das primeiras aulas de Mecânica Geral desse semestre e, como era hábito, a sala 3.1 estava a “abarrotar”.  A dado momento, surge a celebérrima observação do Prof. Avelino:
“- …como vocês deram no 12º Ano”;
À qual se seguiu, vinda do meio da sala, a não menos famosa resposta:
“… eu não tive Física no 12º Ano!!!!”
Depois de alguns segundos de silêncio, o Prof. Avelino vira-se para a assistência, percorre toda a sala com o olhar acutilante de um “caçador” à procura da presa e, depois de ter identificado o detentor daquela voz que ele tão bem conhecia, solta a sagaz informação:
“… O Sr. não teve Física no 12ºAno, mas já deu esta matéria aqui comigo no ano passado,… e há dois anos, …. e há três anos, seu grande burro, que este já é o terceiro ano em que tenho de o aturar!!!”
Gargalhada geral durante largos minutos!!! 

Era esta frontalidade e boa disposição que existia na UBI que a tornou tão especial nas nossas vidas e que faz com que sintamos orgulho e prazer em dizer…. “Eu sou Ubiano!!!”. Prova disso mesmo foi o sucesso cinematográfico (…na net) “Um funeral à chuva” onde estão retratadas a Amizade e a Camaradagem entre Ubianos.
Porque… Uma vez Ubiano, sempre Ubiano!

RRG_1983                      RRG_2019
 

Rui Ribeiro Gil
(…aka: “Giló”, “judeu”)
 N.º: 661

3 comentários:

Nuno Miguel da Cruz Ramos disse...

Rui, continuas em forma, retratasse muito bem aquelas aulas!
Abraço,
Nuno Ramos

António Rocha disse...

O nosso "Broa" no seu melhor.
Obrigado Gil pelas memórias,ainda hoje fico muito bem disposto quando me recordam os momentos mais marcantes daqueles tempos.
Abraço

Vasco Silva disse...

O "Judeu" no seu melhor ...