sexta-feira, 24 de abril de 2020

O primeiro Cinturão chegou a IUBI




Esta é aminha estreia mundial como bloguista, nunca escrevi, nunca pensei em escrever em qualquer blogue, mas achei que o desafio ( convite ) que me foi lançado é extremamente motivante, quando mais não seja por poder partilhar e relembrar algumas pequenas historias do nosso passado comum, que para mim se iniciou no já longínquo ano de 1983 ( passaram quase 37 anos).

Como toda a gente está a começar pelo início (perdoem-me a redundância), vou também, também seguir esse caminho.

Embora seja ribatejano de gema, terminei o secundário no Funchal e daí voei (com escala em Lisboa) para a Covilhã para me matricular. Não consigo precisar o dia, mas fazia muito calor. Covilhã essa que acabei por lhe conhecer a morfologia logo no primeiro dia, porque não tinha as vacinas em dia e fartei-me de subir e descer ruas e ruelas para dar com o centro de saúde.
Mais tarde regressei para dar início ao começo de uma das etapas da minha vida que recordo com muita nostalgia, porque fui um dos períodos da minha vida onde fui feliz e onde os termos de amizade, camaradagem e espírito de grupo, ganharam um significado especial.
No primeiro ano fiquei instalado na residência em santo antonio. Como sabem a residência tinha 2 quartos quádruplos ligados pela casa de banho, no meu quarto estávamos:

  •  Luis Carreiró (Têxtil)
  •  João Navega (Têxtil)
  • Antonio Calhau (Matemática)
  • Mário Cinturão (Civil)
No outro quarto
  • Vasco do Cartaxo (Têxtil)
  • Eduardo Brandão (Têxtil)
  • Luis Filipe Pereira (Têxtil)
  • Fernandinho (Têxtil)

Numa analise á composição, vemos que:

Que Têxtil (6) dominava, mas o Ribatejo distribuía o jogo (4), o rei da copofonia estava presente e o aluno mais velho (Navega) impunha o respeito, quando necessário. Digamos que tive uma estrutura de enquadramento de respeito.

De início para evitar ser praxado andava muito com o Carreiró (era uma espécie de padrinho), assistia as praxes, mas não podia praxar.

Desnecessário será dizer que durante os primeiros dias, quase nunca consegui ir as aulas e invariavelmente depois das praxes, íamos comer qualquer coisita para o Teixoso, muitas vezes conduzidos pelo Rui Bouxo. Outras acabávamos na casa de banho comum a assar chouriços em after shave e a beber o carrascão do cartaxo, até essa altura eu não gostava de vinho, portanto comecei a aprender a beber, como mandam as regras por um vinho suave para principiantes. Devido a este ritmo de comes e bebes ao fim de umas semanas já tinha ganho uns bons quilos.

Por hoje não me vou alongar muito mais, mas já tenho algumas manchetes para as próximas intervenções.

  • 1ª visita à serra
  • Jogos entre caloiros e veteranos
  • Viagem à queima das fitas de Coimbra
  • Campeonatos universitarios no Porto
  • Viagem de 36 horas entre covilhã e alpiarça
  • Rally de Portugal...Viseu..Arganil
  • Escolha dos touros para a 1ª garraiada


Beijos e abraços

2 comentários:

Nuno Miguel da Cruz Ramos disse...

Adorável!!!
Fico expectante pelo desenrolar do incrível cardápio que nos apresentas- te.
Afinal foi fácil e descobriste mais uma faceta da tua pessoa.
Parabéns!

Vasco Silva disse...

Grande Cinturão
Parabéns pelo teu texto, todavia, infelizmente, não tenho memória de nada disso e, muito menos, do que prometes ...
Grande Abraço
Vasco Silva